Paula Franco , Bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, diz que o próximo Governo deveria contemplar medidas fiscais direcionadas para a habitação. Em relação às empresas admite que já pagam impostos muito altos e defende a continuação da redução do IRC
As empresas podem pagar aos trabalhadores um prémio sob a forma de 15.º mês, mas atribuição terá de ser feita de forma voluntária e sem caráter regular.
Mudanças nas tabelas de descontos e ‘borlas’ nos meses de setembro e outubro estão a ditar reembolsos menores e há quem esteja a ser confrontado a pagar. Bastonária já tinha alertado para risco e Sindicato dos Impostos fala em corrida às repartições de finanças.
Pedro Fugas, Country Tax Leader da EY Portugal, e Rui Pedro Martins, Tax Partner da PwC, analisam a proposta do Orçamento do Estado para 2025 e deixam sugestões para uma versão final mais amiga das famílias e empresas.
IRS e imobiliário, em análise por Jaime Esteves
Os poderes públicos devem estar cientes do risco de matarem a galinha, na ânsia da apropriação imediata dos ovos
E se as mulheres deixarem de pagar IRS a partir do terceiro filho? Isso ajuda a aumentar a natalidade?
Em debate, Alda Azevedo, investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e Gonçalo Saraiva Matias, presidente da Fundação Francisco Manuel dos Santos, para ver também na Euronews.
Medidas fiscais como incentivo à natalidade: as famílias que tenham três ou mais filhos, em especial as de baixo rendimento, devem ter isenção de IRS?