Nova pobreza: tendência alarmante

Vinho, Saúde, impostos, indústria, governance e políticas sociais em destaque no Amanha.pt

As políticas públicas na área social estão a conseguir reduzir o número de pessoas sem-abrigo em Portugal? Este é mote para o debate “Sim ou Não” sobre a rede social e a eficácia de mais abrigos temporários para pessoas em grande vulnerabilidade, com Horácio Félix e Américo Nave, para ver em Amanha.pt.

No Sucesso.pt, a produção e exportação de vinho é o negócio em análise com a Casa Santos Lima que, a partir de Alenquer, às portas de Lisboa, fatura 55 milhões de euros e vende para mais de 60 países. Esta empresa familiar, liderada por José S. L. Oliveira da Silva, está entre as três maiores exportadoras de vinho do país, mas mantém postura discreta, enquanto conquistando quota de mercado.

Nesta edição, destaco ainda o espaço de opinião e começo pelas senhoras. Ema Paulino escreve sobre questões prioritárias para a saúde e a importância do setor farmacêutico na proximidade das populações e na rede de cuidados de saúde. Maria da Glória Ribeiro sublinha a importância do “G” de corporate governance no acrónimo ESG para a vida das empresas.
Jaime Esteves conclui as suas crónicas sobre fiscalidade, com especial atenção para a redução das taxas de IRC e de IRS, ou seja, o cenário de alívio da pressão fiscal sobre os portugueses.

Hugo Santos Ferreira, presidente da APPII, defende novas medidas para o setor imobiliário e a habitação – e recordo a sua participação no debate “Sim ouNão”, em final de fevereiro, sobre os desafios do setor e que já antevia o cenário de novas e urgentes medidas numa área que afeta tantas famílias e empresas portuguesas.

Rafael Campos Pereira, vice-presidente da CIP, destaca o peso económico das empresas do setor metalúrgico e metalomecânico e o forte contributo do Metal Portugal para o crescimento das exportações lusitanas, na última década. O vice-presidente da AIMMAP recorda ainda o potencial da capacidade instalada desta indústria para a expansão do investimento em segurança e defesa em Portugal e na União Europeia.

Sempre atenta às tendências da economia, a AIMMAP vai promover uma conferência nacional em Aveiro, dia 20, em parceria com o “Portugal Amanhã”, e que conta com a participação de vários especialistas em inteligência artificial, inovação, tecnologia, pessoas ou recirsos humanos e economia.

Será a primeira conferência que co-organizamos e de que somos media partner. No Amanha.pt, ficamos honrados por termos sido escolhidos por uma entidade com tanto peso na economia e reconhecimento no tecido empresarial para promovermos debates de olhos postos no futuro – até porque é esse o propósito deste projeto editorial multimedia: antecipar e debater tendências para os próximos vinte anos.

luis.ferreira.lopes@newsplex.pt