Web Summit Rio: Startups portuguesas brilham no Brasil. Conheça a lista

Das mais de 31 startups nacionais presentes na segunda edição da WebSummit no Rio de Janeiro, 12 participaram no âmbito do programa Business Abroad da Startup Portugal. Conheça o ‘passaporte’ de algumas das selecionadas para representar Portugal na cimeira tecnológica.

Tecnologia e inovação foram as palavras de ordem na segunda edição da Web Summit no Rio de Janeiro (Brasil). O Riocentro recebeu mais de 30.000 participantes de uma centena de países, mais de 1.000 startups, cerca de 600 investidores e 600 oradores, numa estrutura apoiada por mais de 210 parceiros e 400 voluntários, de acordo com a organização.

No total, 31 startups portuguesas tiveram o passaporte carimbado e marcaram presença na cimeira tecnológica, que decorreu de 15 a 18 de abril. Desta delegação, 12 startups participam no âmbito da iniciativa Business Abroad.

Entre Soluções de Software, Metaverso, Inteligência Artificial e Blockchain, as 31 startups nacionais selecionadas foram a ambi.careers, Biometrid, Dizconto, Enline, Frontfiles, Health4All, Hoopers, Hortee, Greenmetrics.ai, InAppStory, Infinite Foundry, Interpretica, iTRecruiter, Keeptip, Marvin AI, Mediaprobe, Modatta, My Data Manager, Mycareforce, Naoris Protocol, Networkme, Propel, SheerMe, Splink, SpotGames, Surf Eye, Tokenwised, uBits, Vawlt, Wiseworld, Zizu.

A delegação do Programa Business Abroad da Startup Portugal é composta por 12 startups, que já levantaram investimento de venture capital e business angels de mais de 13 milhões de euros e empregam mais de 260 trabalhadores.

O programa Business Abroad, da Startup Portugal, desde o seu início, já levou mais de 270 startups portuguesas a eventos tecnológicos internacionais e aos mercados de destino mais relevantes. As restantes empresas participam ao abrigo da parceria com a Câmara Municipal de Lisboa/ Unicorn Factory Lisboa ou estão registadas de forma independente.
Mas quem são estas startups nacionais, o que fazem e por que foram selecionadas? Destacámos oito startups para dar a conhecer os fatores de inovação e os seus ‘passaportes’ para o sucesso.

CEO: Alessandro Fracassi
Setor: Tecnologia, Informação e Média
Ano de fundação: 2023
O que faz? Startup que disponibiliza uma rede de câmaras alimentada por IA que regista automaticamente todas as ondas nos melhores locais de surf e piscinas de ondas de todo o mundo. Os serviços Surf Eye funcionam com base numa câmara que é instalada em algumas praias do litoral com o objetivo de captar uma zona específica do mar, que será identificada e sinalizada num aviso no local onde a câmara se encontra.

CEO: Tiago Marques
Setor: Atividade de análise e dados sobre o clima
Ano de fundação: 2022
O que faz? Solução que recorre sensores inteligentes e análise avançada de dados para a adaptação às alterações climáticas. A startup atua em áreas como a agricultura, o planeamento urbano, a monitorização climática e a gestão de recursos naturais.

CEO: Vladimir Lastovski
Setor: Serviços de tecnologia de informação
Ano de fundação: 2021
O que faz?
Plataforma de engagement do cliente através de “Stories” e gamificação in-app.
Os formatos de “Stories” combinam vídeo e áudio, animação e texto para criar uma experiência para o utilizador que vai além do Instagram, Snapchat e outras redes sociais.

CEO: André Godinho Luz
Setor: Desenvolvimento de software
Ano de fundação: 2017
O que faz? Plataforma de metaverso industrial que combina gémeo digital 3D e sensores virtuais para rastrear e otimizar operações em tempo-real. Esta tecnologia permite à indústria manter as fábricas em funcionamento enquanto estas são monitorizadas remotamente e/ou em teletrabalho.

CEO: João Nuno Martins
Setor: Produção de conteúdos
Ano de fundação: 2019
O que faz? Marketplace B2B que liga diretamente os compradores de conteúdos aos criadores de conteúdos em todo o mundo. O Frontfiles simplifica a conexão e a distribuição de conteúdos de freelancers de Jornalismo Digital em todo o mundo.

CEO: Maxim Menshikov
Setor: Desenvolvimento de software
Ano de fundação: 2023
O que faz?
Solução de análise de programas que compreende a arquitetura do software e a cadeia de fornecimento do cliente e encontra problemas que podem transformar-se em vulnerabilidades.

CEO: Fernando Moreira
Setor: Tecnologia de informação e serviços
Mercados: 248 países
Ano de fundação: 2015
O que faz? Startup desenvolveu um centro de low-code para verificação de ID, integração de clientes e autenticação a ser utilizado em todas as indústrias.
De selfies a documentos de identidade e pesquisas em bancos de dados, a Biometrid oferece todas as ferramentas para automatizar totalmente os procedimentos de verificação de identidade.

CEO: Leo Capelossi
Setor: Recrutamento e seleção de pessoal
Mercados: +30 países
Ano de fundação: 2023
O que faz? Startup que simplifica o processo de recrutamento, ligando os melhores talentos não tecnológicos (vendas, marketing, operações, finanças e investimentos, etc.) às principais empresas tecnológicas através da curadoria de um mercado de talentos não tecnológicos.