Preços de alguns alimentos disparam após fim do IVA Zero

Comprar laranjas custa agora mais 46,51%, o esparguete mais 15,73%, os ovos 14,35% e o azeite mais 12,96%, revela análise da Kabaz.pt

Após o fim do IVA Zero, que abrangia 45 produtos alimentares essenciais, alguns desses produtos viram os seus preços disparar nos últimos dois meses. Comprar laranjas custa agora mais 46,51%, o esparguete mais 15,73%, os ovos 14,35% e o azeite mais 12,96%.

Apesar dos aumentos significativos, a lista de produtos alimentares subiu menos de 1% no mesmo período, revela uma análise da Kabaz.pt, plataforma de comparação de preços de supermercados.

De acordo com o estudo, a lista de 45 produtos alimentares essenciais custava a 5 de abril, 139,73€, mais 1,25€ (+0,9%) que a 5 de fevereiro, resultante da subida de preço registada em 22 artigos. Não sendo uma subida muito acentuada, fica o alerta para o aumento significativo em produtos que fazem habitualmente parte do cabaz das famílias portuguesas.

As laranjas tiveram a maior subida, com um aumento de 46,51% no preço/kg, de 1,29€ para 1,89€; o esparguete está mais caro 15,73%, de 1,01€ para 1,17€: os ovos encareceram 14,35%, de 1,62€ para 1,85€; e o azeite subiu 12,96%em dois meses, de 7,94€ para 8,97€.

Além destes, também outros produtos da lista analisada apresentaram aumentos consideráveis, como a bebida vegetal de aveia (+20,27%), a manteiga (+10,46%), as ervilhas (+5,05%), o leite (+3,72%), o atum (+2,26%), o feijão (+2,01%) e o grão-de-bico (+2,01%).

Da lista de 45 produtos alimentares, apenas 8 apresentaram uma descida de preço, com os restantes 15 a manter o preço médio praticado há dois meses.
Entre as descidas de preço, destacam-se a curgete (-31,30%, menos 0,77€), a pera rocha (-21,34%, menos 0,54€), a perna de peru (-20,48%, menos 0,77€) e a couve (-20,13%, menos 0,30€).

“É importante notar que o aumento de preço em bens como as laranjas afeta invariavelmente outros produtos, como os sumos, que também têm subido de preço nos últimos meses”, alerta Pedro Pimenta, Head of Business do Kabaz.pt.

O responsável do comparador de preços de supermercados reforça ainda que alguns destes produtos já têm vindo a sofrer aumentos de preço constantes há cerca de um ano. Será esta uma tendência a manter-se?

“O azeite, por exemplo, é imprescindível na mesa dos portugueses e tem vindo a aumentar de preço de forma contínua. Num ano os preços duplicaram”, destaca.

“Os consumidores precisam de estar mais atentos a falsas promoções, a oscilações de preço repentinas e a estratégias de venda que nem sempre são benéficas para o cliente. Fazer listas de compras ou comprar produtos de supermercado online continua a ser uma estratégia muito eficaz para compras informadas e ponderadas”, conclui.

diana.gomes@newsplex.pt