Já ouviu falar do Lisboa 65+? Se é residente e recenseado na capital e tem 65 ou mais anos o Município oferece-lhe um plano de saúde exclusivo que lhe permite aceder a cuidados de saúde de qualidade de forma gratuita. Caso precise de um médico, o programa disponibiliza apoio especializado 24 horas por dia, seja através de teleconsulta de medicina geral e familiar ou ao domicílio, bem como transporte de ambulância, se necessário.
A pensar nos seniores mais vulneráveis, o Lisboa 65+ tem uma componente reforçada, em associação com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Universidade de Lisboa e outros parceiros, para os cerca de 5000 beneficiários do complemento solidário para idosos (CSI), promovendo assim a inclusão social. Para estas pessoas, o plano inclui, além de apoio médico e ajudas técnicas, acesso a materiais para incontinência urinária, consultas de higiene oral, de medicina dentária de oftalmologia e de optometria, com acesso gratuito a próteses dentárias e a óculos.
Para obter este benefício, saiba que é necessária uma inscrição, que pode ser feita online ou numa farmácia aderente associada à ANF (Associação Nacional das Farmácias) ou associada à AFP (Associação de Farmácias de Portugal).
No cenário demográfico atual, em que a população idosa constitui uma parcela significativa da sociedade, iniciativas que visem promover o seu bem-estar e saúde tornam-se cada vez mais prementes. Os principais objetivos do plano são prevenir doenças precocemente e fornecer o tratamento adequado, contribuindo assim para melhorar a autonomia, a independência e a qualidade de vida das pessoas daquela faixa etária, especialmente quem não dispõe de médico de família ou tem dificuldade em se deslocar a um posto de saúde, além de ajudar a reduzir os encargos dos seniores com a saúde.
Iniciativa premiada
Lançado no final de 2022, a iniciativa foi distinguida, o ano passado, pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC) com o prémio “Cidades e Territórios do Futuro”, na categoria Saúde e Bem-Estar. O galardão reconhece projetos pioneiros, ideias e estratégias que tornem as cidades mais habitáveis, sustentáveis e economicamente viáveis.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, este reconhecimento “é muito importante para um Plano inovador e que procura estar ao lado de quem mais precisa. É preciso termos noção de que mais de um milhão de portugueses continua sem médico de família e a cidade de Lisboa não escapa, infelizmente, a esta triste regra”, referiu, sublinhando que o Plano Lisboa 65+ pretende ser um complemento ao Serviço Nacional de Saúde. Com este serviço, concluiu o edil, “estamos a construir um Estado Social Local capaz de gerar respostas concretas às necessidades dos cidadãos”, sendo por isso um exemplo de como o Município está a apoiar e a valorizar os mais velhos, trabalhando para reforçar os laços com a comunidade e por uma sociedade mais forte e justa.
Para saber mais sobre estes serviços consulte a infografia que acompanha este artigo, bem como o site 65mais.lisboa.pt. Inscreva-se, comece já a usufruir deste benefício oferecido pela Câmara Municipal de Lisboa aos seus munícipes, e tenha uma vida mais saudável, ativa e feliz.