Santarém desperta para o desporto

O município escalabitano vai investir mais de 12 milhões de euros em infraestruturas e programas desportivos, num plano que abrange todas as freguesias e visa promover o desporto como fator estratégico de qualidade de vida em todo o território.

A Câmara Municipal de Santarém tem vindo a investir no desenvolvimento do desporto em geral no seu município e assim vai continuar. Sob o mote “Santarém desperta para o desporto!”, os próximos dois anos vão testemunhar o maior investimento de sempre nesta área, encarada como pilar de interesse estratégico para o progresso integrado da região e da população, uma vez que investir na prática desportiva significa investir na qualidade de vida da comunidade e na promoção de hábitos de vida saudável.

“Todos os anos apoiamos os nossos clubes e associações desportivas por via do apoio e financiamento ao Associativismo Desportivo e do Programa de Apoio à Formação Desportiva, ultrapassando os 420 mil euros de investimento”, explica o presidente da Câmara, João Teixeira Leite.

A este valor, continua o responsável, acresce “o investimento que fazemos no apoio à organização de eventos desportivos, avaliado em 120 mil euros, e ainda a atribuição e disponibilização de dezenas de infraestruturas desportivas de forma gratuita. No total, o Município e a nossa empresa municipal de Desporto, Viver Santarém, apoiam com mais de 1,5 milhões de euros a atividade desportiva no concelho”.

Atividade física que chega a todos

Santarém não é só o centro urbano, pelo que também as freguesias rurais estão contempladas no plano de investimento, dotando-as de diversas infraestruturas desportivas com o objetivo de chegar a toda a população, sem assimetrias.

“Todas as decisões do executivo municipal têm em linha de conta o desenvolvimento de um território coeso”, garante o autarca, anunciando desde já a construção do Pavilhão Desportivo da EB 2-3 de Pernes, da Academia de Futebol e do Campo de Futebol na Escola Superior Agrária, entre outros campos para a prática desta modalidade nas freguesias de Alcanede, Abitureiras, Alcanhões, Pernes e Tremes.

Estão também previstas a requalificação/ampliação do Campo de Rugby da Antiga Escola Prática de Cavalaria (EPC) e do Campo de Futebol da Ribeira de Santarém, apostas que irão, certamente, dotar o território de excelentes condições para a prática de exercício físico.

A par do investimento de obra, relevantes são também as atividades implementadas pela Viver Santarém e que ajudam a incutir nos escalabitanos um espírito desportivo. As oportunidades são várias e integram natação, hidroginástica, polo aquático na Escola Municipal de Atividades Aquáticas, o Programa de Atividade Sénior, a organização de caminhadas mensais nas freguesias e ainda o Toca a Nadar, um projeto de atividades aquáticas para o 1.º Ciclo do Ensino Básico que proporciona às crianças um leque de experiências que não só fomentam hábitos de saúde e de prática desportiva regular como sensibiliza os alunos para o risco de afogamento.

Comemorar à escala europeia

Na Semana Europeia em que se celebra o Desporto (de 23 a 30 de setembro) e que integra o Dia Europeu do Desporto na Escola (27 de setembro) — iniciativas da Comissão Europeia que tem por objetivo a promoção dos benefícios da prática desportiva regular e que é assinalada em simultâneo por vários Estados-Membros —, o município preparou um conjunto de atividades transversais a todas as idades.

João Teixeira Leite destaca: “Teremos desde aulas de fitness, hidroginástica, canoagem, entre muitas outras, em diversos horários, tentando comprazer todo o público em geral, como tem sucedido em edições anteriores, com elevada adesão por parte de toda a população. Concretamente no Dia Europeu do Desporto na Escola, as atividades são dinamizadas pelas próprias escolas da região e contam com a participação de todos os alunos do concelho. Inclusivamente, nas celebrações da 10.ª edição da Semana Europeia do Desporto, os alunos da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado irão participar ativamente nesta iniciativa, com o apoio do Município de Santarém”.

Este vasto plano de investimento reforça o compromisso da Câmara de Santarém em proporcionar igualdade de acesso ao desporto, promovendo estilos de vida saudáveis e criando oportunidades para todas as gerações, com impacto direto na coesão social e no bem-estar da comunidade.

Os alunos são uma prioridade

No próximo dia 24, no Liceu Sá da Bandeira, em Santarém, vai realizar-se a conferência “O futuro do desporto em Santarém”, em parceria com o SOL-Portugal Amanhã, sobre a importância do desporto nas escolas e junto dos jovens. Uma oportunidade para o debate, a apresentação de projetos, e para consolidar conhecimentos e perspetivar o futuro, envolvendo sobretudo as turmas de Desporto.

Conteúdo patrocinado