O rigor, a exigência e alteração de paradigma de ensino com “planeamento soviético, demasiado teórico, para uma abordagem mais prática são alguns dos temas debatidos neste “Sim ou Não”, entre os professores universitários Pedro Santa Clara e Nuno Crato.
É um debate franco e focado no que é mesmo preciso melhorar na Educação, em especial no ensino superior, sem agendas políticas escondidas, porque todos sabemos que é preciso coragem para haver mudanças no sistema. A ler nas próximas páginas e ver / ouvir em Amanha.pt e Euronews (disponível no canal youtube em português).
Neste momento de regresso ao trabalho, após o período de férias, sugiro aceder ao site Amanha.pt para ver e ler os debates que já promovemos, desde setembro do ano passado, sobre questões estruturais de educação, saúde, transportes e infraestruturas, economia, fiscalidade, energia, floresta, turismo, agricultura, seca e gestão da água, habitação, defesa, mar / oceanos, imigração, sindicatos, alterações laborais, segurança, cultura, televisão pública, política europeia, administração pública, igualdade de género, voto electrónico, sistema eleitoral, alimentos, demografia e envelhecimento, símbolos nacionais, retenção de talento jovem ou o tema do poder dos municípios e da descentralização.
Foram conversas frontais entre especialistas e não “tudólogos”, homens e mulheres com provas dadas nas suas áreas de conhecimento. Tive o gosto de moderar um ano de debates semanais para TV, jornal, site e podcast, com espítito construtivo e de serviço público, revelando o pensamento de personalidades portuguesas que perceberam o propósito deste projecto editorial diferenciador e apresentaram argumentos com princípio, meio e fim – e sem constantes interrupções do pivot. E nem por isso os debates foram menos interessantes e até vigorosos na força da palavra…
Acredite que ler ou reler estas conversas, na maioria (curiosamente) intemporais, é um bom exercício de reflexão e aprendizagem; é só entrar no site Amanha.sapo.pt! Lançamos este projecto há um ano com o objectivo de estimular pensamento livre e independente sobre o que é preciso melhorar no país nos próximos 20 anos, através de debates, crónicas, entrevistas (em especial, o “Sucesso.pt”) e formatos que vão além da informação do dia-a-dia. Há muito ainda para fazer, mas fica desde já uma palavra de agradecimento à óptima equipa que, com poucos meios, faz o Amanha.pt.
Nesta edição, além de notícias várias e dicas de vinho e turismo, recomendo as reflexões de Fátima Carioca e Luís Miguel Ribeiro. Bom regresso e bom ano!
luis.ferreira.lopes@newsplex.pt