Portugal à Prova. Lisotel aposta em quartos temáticos: “um quarto standard já têm em casa”

Com quartos temáticos que fazem viajar no tempo pelas histórias da cidade de Leiria, o Lisotel junta o passado ao futuro, com tecnologias sustentáveis e spa de relaxamento. Uma tendência posta à prova

Situado entre os Campos do Lis e a cidade de Leiria, o Lisotel nasce da visão do empresário Rui Cordeiro, como o primeiro hotel temático de Leiria. Os 55 quartos são decorados com dez temas diferentes em homenagem a histórias e lendas da região.

Mas nem só de passado vive este hotel. De olhos postos no futuro, a atual diretora do Lisotel, Isabel Sequeira, revela o investimento ambicioso na sustentabilidade, os planos para expandir a unidade hoteleira e os desafios da inteligència artificial para o setor.

O Lisotel celebra dez anos de existência. Como está, neste momento, em termos de volume de negócios?
Isabel Sequeira – Estamos muito bem. A nível de volume de negócios estamos a crescer e, nestes últimos dez anos, estivemos sempre a crescer, tirando a altura da pandemia, que foi muito difícil para todos. Temos picos de 100% de ocupação, agora no verão, mas numa estimativa anual estamos sempre acima dos 60%.

Há projetos novos previstos para o hotel?
IS – Sim, os nossos projetos incluem a abertura de mais espaço para eventos e tentarmos aumentar a nossa capacidade de número de quartos. Atualmente temos 55 quartos e gostávamos de aumentar mais 10 a 20 quartos.

Um dos fatores que distingue o Lisotel é a preocupação com a sustentabilidade. Quais são as principais práticas?
IS- Recorremos à geotermia para o aquecimento das nossas águas, ou seja, vamos buscar o calor e a energia da terra para esse aquecimento. Depois temos um sistema de filtragem e purificação da água para a podermos utilizar.

O aquecimento da piscina exterior era feito através das espreguiçadeiras. A água entrava dentro da cadeira, aquecida pelo sol, que aquecia a a água e ela retornava para a piscina. Atualmente, fazemos o aquecimento com a geotermia da piscina interior.

Os nossos painéis solares dão-nos energia durante o dia todo para o funcionamento normal do hotel. Temos sentido a diferença principalmente na área da lavandaria, que é das que consome mais eletricidade.

Esta preocupação com a sustentabilidade é uma tendência de futuro no setor?
IS – Claro que sim. Hoje em dia o cliente procura um hotel sustentável e que tenha uma pegada ecológica baixa. Vem descansar e quer estar num sítio que respeita o local onde está.

Outro traço que distingue o Lisotel é a personalização da experiência através de quartos e andares temáticos. Esta é uma tendência que vai ter mais procura no futuro?
IS – Sim, dois temas que os clientes procuram muito no Lisotel é o Milagre das Rosas, que conta a história de amor entre o rei D. Dinis e a Rainha Santa Isabel, e o Amor e Cegovim, que são duas aldeias aqui perto.

Procurámos histórias e escritores da região para dar aos clientes um pouco do conhecimento da cidade. As nossas salas de reunião têm nomes de escritores, de reis, de toda a história que foi passada na região. Isto é algo que torna o Lisotel um hotel diferenciado e bastante romântico.

Hoje em dia, o cliente procura um quarto diferenciado. Entre dois hotéis, se os quartos num forem praticamente iguais, e no outro houver quartos temáticos, o cliente vai preferir o segundo. Um quarto estandardizado já o tem em casa.

Temos várias tipologias de quarto e todas contam uma história diferente. Isso permite ao cliente experienciar sempre um quarto diferente quando regressa ao nosso hotel.

Quais são as principais tendências para o setor hoteleiro dos próximos anos?
IS – Os nossos turistas procuram hotéis mais sustentáveis e também com a vertente wellness. Procuram hotéis que lhes permitam uma experiência de relaxamento total, com massagens e tratamentos de rosto e de pele. As unidades hoteleiras estão a apostar muito no spa. Hoje em dia, já são poucos os hotéis que abrem sem terem uma zona de wellness.

Para além do ginásio, todos procuram ter espaços de massagem, circuitos de spa dentro ou fora do próprio espaço, que possam contribuir mais para a experiência.

A inteligência artificial poderá vir a ser muito útil ao setor hoteleiro, mas nunca descurando, acima de tudo, o lado humano e o contato com o cliente. Somos reconhecidos no mundo pela nossa hospitalidade e, para isso, temos que ter sempre staff e o lado humano muito presente, porque é isso também que faz o hotel.

A inteligência artificial a nível operacional pode ser e vai ser certamente uma mais-valia, mas nunca podemos descurar o lado humano.

Quais foram os maiores desafios na gestão do hotel até agora?
IS – Temos tido alguma dificuldade em encontrar mão de obra qualificada. Este ano conseguimos colaborar com algumas escolas aqui da região e estamos a trabalhar com alunos que vieram cá fazer o estágio.

O desafio diário, para mim e para a administração, é todos os dias conseguirmos superar aquilo que fazemos e continuar a crescer. Não é fácil gerir equipas que estão sempre a rodar devido à falta de mão de obra. Esse é o maior desafio.

TENDÊNCIAS DE FUTURO

Hotéis Temáticos
O Lisotel – Hotel & Spa é o primeiro hotel temático do concelho de Leiria, A decoração dos quartos e salas de reunião prestam homenagem às principais lendas e histórias de amor da região, como o Crime do Padre Amaro, o Milagre das Rosas, entre outros.

Sustentabilidade
O Lisotel usa um sistema geotérmico e painéis solares na construção e no aquecimento de água. Tem painéis fotovoltaicos para produzir a sua própria energia. Dispõe de um posto de carregamento de veículos elétricos universal. O tratamento de águas das piscinas é feito com recurso a sal, evitando os efeitos nefastos do cloro na pele.