Quando pensamos em qualidade de construção, o primeiro pensamento recai sobre aquilo que salta à vista, nomeadamente os acabamentos, porque são visíveis e por isso fáceis de avaliar. No entanto, é no que está “escondido” que a verdadeira qualidade construtiva se revela. É o caso de impermeabilizações e isolamentos térmico e acústico, bem como escolha de materiais e de marcas adequadas, entre outros pormenores. Depois, claro, uma boa execução e o acompanhamento técnico da obra fazem o resto.
O cliente e futuro morador tem assim a garantia, quer da parte do construtor/promotor, quer da parte das marcas envolvidas, da qualidade do imóvel que está a adquirir.
Comprar em planta ajuda
Maior acesso à informação, mudanças no estilo de vida e das dinâmicas familiares, valorização da experiência de compra, transparência, confiabilidade e uma maior consciência ambiental são alguns dos fatores que tornam o atual cliente do mercado imobiliário cada vez mais exigente. Por isso, é importante que se envolva no processo de aquisição da sua casa desde o primeiro momento, do projeto às fundações e à escolha dos acabamentos da sua preferência.
“Além de exigente, o cliente está mais curioso nas visitas que faz aos empreendimentos, razão pela qual a Revito tem sempre um técnico experiente em permanência na obra a acompanhar os clientes para explicar todos os pormenores e esclarecer dúvidas”, destaca Pedro Meixedo, diretor de produção desta construtora e promotora imobiliária que aconselha todos os potenciais compradores de uma casa a acompanhar a construção desde a planta.
“Promovemos e incentivamos essas visitas aos nossos clientes, com toda a segurança. Só assim é possível o futuro morador saber o que está verdadeiramente a comprar e depois escolher os acabamentos ao seu gosto. Ou seja, o cliente paga e tem de saber o que está a pagar, até porque tanto a curto, como a médio e a longo prazo vai sentir a diferença, desde o conforto à valorização do imóvel”, acrescenta este engenheiro civil, para quem a transparência e a confiança são igualmente valores que devem estar presentes entre construtor e comprador.
Regulamentação e certificação também asseguram
qualidade dos edifícios
A atividade de construção civil está regulamentada por legislação nacional e europeia que abrange diversos aspetos, como normas de segurança, ambientais e outras, cujos requisitos são escrupulosamente cumpridos pela Revito nos edifícios que constrói e promove, como é o caso do Douro Nobilis — River View. Já a certificação energética obrigatória dos edifícios, apresentada na compra, venda ou arrendamento de um imóvel, avalia e disponibiliza ao consumidor informação sobre o desempenho energético dos edifícios, que inclui a redução de custos com a utilização de energia e a melhoria do conforto térmico, por exemplo. “Cabe-nos a nós, técnicos, assegurar o cumprimento das regras conforme o projetado, e assinar os termos de responsabilidade que são o garante da conformidade do edifício de acordo com o estipulado por todas as entidades fiscalizadoras”, explica o diretor de produção.
O empreendimento Douro Nobilis — River View está localizado numa zona privilegiada de Vila Nova de Gaia com vistas panorâmicas sobre o Douro e a cidade do Porto e é um modelo de qualidade construtiva, com todos os pormenores delineados desde a fase de projeto. De acordo com Pedro Meixedo, “a Revito dá especial importância à fase de projeto, porque é no papel que se colocam todas as premissas técnicas que têm de ser cumpridas ao longo da construção. Acrescente-se também o acompanhamento de todas as marcas e fornecedores envolvidos, uma vez que a Revito controla toda a cadeia de supply chain, desde a fase comercial à de obra, à fase de entrega e à de pós-venda. As parcerias para nós são essenciais, exatamente porque precisamos que os nossos parceiros nos assegurem a boa execução de todos os trabalhos. É fundamental cumprir os regulamentos em vigor e garantir uma boa construção do início ao fim da obra”, conclui o responsável.
Como vimos, a qualidade de construção vai além dos acabamentos visíveis, encontrando-se nos detalhes técnicos “escondidos” mas importantes. A participação ativa do cliente desde o início da construção até à finalização, devidamente acompanhada por técnicos especializados, transmite a confiança necessária à tomada de decisão mais acertada na aquisição de uma casa.
Saiba mais em douronobilis.pt.
Conteúdo patrocinado