Os países da Europa registaram o mês de setembro mais quente de que há registo, prevendo-se que o tempo quente fora de época continue em outubro.
A Áustria, a Bélgica, a França, a Alemanha, a Polónia, a Suíça e o Reino Unido registaram temperaturas recorde no mês passado, mais de 3,6 °C acima das normas sazonais.
O Serviço de Monitorização das Alterações Climáticas Copernicus (C3s) da UE prevê que 2023 seja o ano mais quente de sempre para a humanidade.
As temperaturas elevadas vão manter-se em outubro?
Prevê-se que as temperaturas elevadas continuem este mês em algumas partes da Europa, com uma onda de calor prevista para outubro no Reino Unido.
Prevê-se que esta semana se desenvolva uma cúpula de calor sobre a Europa Ocidental, com temperaturas que podem atingir os 37°C em Portugal e Espanha e 35°C no sudoeste de França.
A agência meteorológica espanhola AEMET afirma que as temperaturas deverão subir 10°C acima do normal para esta altura do ano. Prevê-se que esta situação se prolongue até terça-feira e que, em alguns locais, o risco de incêndio aumente.
Leia a notícia completo no site da Euronews